Índice

    A Importância dos Cursos Especializados na Formação do Motorista Profissional

    Índice

      Está pensando em se tornar um motorista profissional? Esta é uma área de atuação bastante próspera. Para se tornar motorista, o requisito básico é saber dirigir e estar devidamente habilitado para a categoria.

      No entanto, o motorista que possui especialização torna-se mais desejado no mercado de trabalho. Os cursos especializados proporcionam ao motorista a oportunidade de alcançar vagas especiais, com a possibilidade de aumento dos ganhos.

      Se você quer saber como se tornar um motorista profissional continue a leitura até o final!

      Como os Cursos Especializados Impactam a Formação do Motorista Profissional

      Cursos especializados são programas de formação que visam acrescentar aos conhecimentos dos condutores, indo além do aprendizado obtido durante o curso para habilitação.

      Os cursos especializados são uma oportunidade do motorista aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, impulsionando a sua carreira profissional. Além disso, eles possibilitam uma direção mais consciente, aprimorando a segurança nas estradas e protegendo o público em geral.

      O motorista que realiza o curso especializado poderá trabalhar em áreas específicas que exigem esse conhecimento direcionado, como:

      Ao ter um curso especializado em seu currículo o motorista profissional pode buscar vagas mais atrativas, com oportunidade de salários maiores.

      Segurança em Foco

      Os cursos especializados para motoristas profissionais contam com um módulo de aprendizagem relacionado à direção defensiva — que se trata de um conjunto de ações e medidas para minimizar ou prevenir os sinistros de trânsito.

      O motorista que possui conhecimento sobre esse tipo de condução adquire habilidades específicas que o auxiliarão na tomada de decisões inteligentes e seguras diante situações adversas.

      Esse tipo de conhecimento é benéfico não somente para o motorista, como também para toda a população. Possuir conhecimentos de direção defensiva ajuda na promoção da segurança nas estradas e vias públicas, tornando o trânsito um local mais seguro.

      A Diversidade de Cursos para Motoristas Profissionais

      O motorista que desejar realizar cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos encontrará um leque de opções para preencher seu currículo.Os cursos oferecidos podem ser para:

      • Formação;
      • Atualização;
      • Aperfeiçoamento.

      O condutor profissional irá escolher o produto que melhor se encaixar em sua realidade no momento. Dentre as modalidades de curso para motorista profissional, estão:

      Cursos Especializados

      Os cursos especializados de formação ou atualização podem ser realizados pelos motoristas interessados em  impulsionar sua carreira.

      O motorista profissional irá adquirir habilidades específicas para o transporte de categorias especiais. Também é possível realizá-los 100% online, por uma plataforma intuitiva e dinâmica.

      Cursos Livres

      Os cursos livres são aqueles que o motorista faz para obter mais conhecimento sobre determinado assunto. Exemplos de cursos livres são: 

      • primeiros socorros;
      • direção defensiva;
      • normas de circulação e conduta.

      Esses cursos também podem ser realizados online. Acesse a plataforma da Procondutor para conhecer todos os cursos disponíveis em seu estado.

      Benefícios da Certificação

      A certificação em cursos especializados para motoristas oferece uma variedade de benefícios tanto para os próprios motoristas quanto para as empresas de transporte e para a segurança nas estradas.

      O Art. 162 do CTB rege que dirigir veículos sem possuir formação especializada ou especificações obrigatórias é uma infração gravíssima. Nesses casos, as penalidades podem incluir multa e retenção do veículo.

      Por isso, o curso especializado se torna tão importante para motorista profissional que deseja trabalhar como condutor de cargas especiais. Não realizar o curso pode significar ficar sem o veículo e receber uma multa de alto valor. Tudo isso gera um grande transtorno para o motorista, que ficará sem poder trabalhar.

      Outro ponto está na diferenciação no mercado. Certificações e treinamentos adicionais podem aumentar a empregabilidade e o valor profissional dos motoristas, afinal, empregadores podem preferir contratar motoristas que possuam certificações relevantes, pois isso demonstra um compromisso com a segurança e a excelência profissional.

      Onde e como fazer a especialização

      O motorista profissional interessado em fazer a especialização e aprimorar suas habilidades pode contar com as facilidades do curso online.

      Por meio de uma plataforma intuitiva e dinâmica, os cursos especializados são disponibilizados em formato EaD (Ensino à Distância), autorizados pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito). O curso online apresenta vários benefícios:

      • otimização do tempo;
      • melhor relação custo-benefício;
      • central de suporte exclusiva para o aluno;
      • válido em todo território nacional;
      • possibilidade de acessar a qualquer momento;
      • possibilidade de assistir à aula mais de uma vez para fixar o conteúdo;
      • curso disponível 24h por dia.

      Para fazer a especialização, é só entrar na plataforma da Procondutor , selecionar seu estado e escolher o curso que deseja cursar. Depois, preencha seus dados, finalize a compra e receba o acesso ao conteúdo na mesma hora.

      Conquistando Oportunidades

      De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais de 60% de todos os bens produzidos e consumidos no Brasil são transportados para seus destinos por meio de rodovias. Nesse cenário, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais capacitados para realizar as atividades de transporte nas estradas.

      O salário de um motorista profissional com certificado pode ser diferenciado em relação ao motorista que não possui qualificação. Em alguns casos, o salário de um motorista profissional com curso MOPP, por exemplo, gira em torno de R$5.000,00 mensais, a depender da empresa.

      Diante disso, o motorista profissional que possui conhecimento técnico, além do prático, será mais requisitado pelos gestores. Os cursos especializados abrem portas para os motoristas profissionais conquistarem melhores oportunidades de trabalho.

      Conte com a Procondutor!

      Impulsione a sua carreira profissional com os cursos especializados da Procondutor.

      Aqui, você aprende de forma leve e direcionada, ampliando os seus conhecimentos e adquirindo novas habilidades para conquistar um futuro repleto de oportunidades em sua carreira.

      Os cursos são online e podem ser feitos a qualquer hora e qualquer dia, no momento em que você tiver disponibilidade.

      Conheça todos os cursos de acordo com sua região e torne-se um motorista profissional certificado. Não perca mais tempo e conheça a nossa loja!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *