Índice

    O que é e como conseguir a placa preta

    Índice

      Se você está por dentro do mundo dos automóveis e se interessa por modelos clássicos, com certeza já ouviu falar da placa preta. Para os amantes de automóveis, principalmente de carros com valor histórico, a placa preta é sinônimo de troféu e conquistá-la pode ser um sonho.

      A placa preta é um marco de autenticidade para veículos com mais de 30 anos de história e demonstra o valor de automóveis fabricados em uma época não tão distante. Porém, alguns admiradores não sabem o real significado dela e nem como obtê-la. Por isso, preparamos esse artigo completo para esclarecer suas dúvidas. Confira!

      O que é placa preta de carro?  

      A placa surgiu por meio da Resolução n.º 56 do Conselho Nacional de Trânsito, de 1998, que instituiu a categoria Veículos de Coleção. Ela caracteriza veículos com mais de 30 anos desde sua fabricação, com ao menos 80% de originalidade de fábrica. É portanto, uma forma de homenagear e identificar veículos que possuem valor histórico para a sociedade.

      Quais as vantagens?  

      Este tipo de placa é uma forma de promover a conservação dos veículos antigos e clássicos, preservando sua história. Aqui estão algumas das vantagens de possuir a placa preta:

      • Não é necessário o uso de equipamentos obrigatórios homologados após a fabricação do veículo, como extintor, cinto de 3 pontos em todos os assentos, espelhos retrovisores externos do lado direito, etc . O veículo deverá manter apenas seus originais de fabricação;
      • Livre trânsito em todo o Território Nacional;
      • Classificação como “Veículo de Coleção”, com valor histórico reconhecido.

      Como solicitar?  

      Se você possui um veículo com características que se encaixem em veículos de coleção, poderá solicitar a placa preta seguindo os passos a seguir:

      Verifique a idade do seu veículo  

      No Brasil, para conseguir a placa preta, o veículo deve possuir, pelo menos, 30 anos de fabricação. Por isso, antes de dar o próximo passo, certifique-se que o seu veículo possui essa idade.

      Mantenha a originalidade  

      Seu veículo possui a idade exigida? O próximo passo é garantir que ele também tenha pelo menos 80% de sua originalidade. Isso leva em conta a pintura, motor, carroceria e até mesmo o interior do carro. Outros pontos observados são:

      • suspensões;
      • estado de conservação;
      • equipamentos de segurança condizentes com a época de fabricação.

      Associação a clube de colecionadores  

      Para obter o Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL) e a placa o proprietário deverá ser associado em um Clube de Colecionadores, filiado à FBVA (Federação Brasi­leira de Veículos Antigos) ou credenciado no SENATRAN .

      A vistoria do veículo  

      Ao se credenciar junto ao Clube de Colecionadores, o seu veículo será vistoriado por um especialista. Ele avaliará mecânica, elétrica, visual externo e interior. Ao verificar itens que não são originais, pontos serão cortados. Para obter o CVCOL, os pontos não podem ser menores que 80 de um total de 100 pontos possíveis.

      Solicite a placa preta  

      Com o CVCOL e o Certificado de Segurança Veicular (CSV) (que pode ser emitido por uma Instituição Técnica Licenciada, ou ITL) em mãos, o proprietário deverá se dirigir até o Detran do seu Estado para realizar a mudança de categoria e solicitar a placa preta. Será necessário pagar o valor do novo registro e também a taxa de lacração da placa preta.

      Quanto custa obter a placa preta?  

      Os valores para obter este tipo de placa podem variar de acordo com a região de emplacamento, o carro e as regras do clube de colecionadores escolhido. Os custos de vistoria e certificados não são tabelados pelo Contran e, por isso, também são variáveis.

      Alguns clubes irão cobrar anuidade e taxas de inscrição. Além disso, a validade do CVCOL é de 70 meses, podendo ser renovado se o veículo ainda atender às exigências listadas no artigo. Consulte os valores praticados pelo Detran e por clubes de colecionadores do seu estado para saber o valor exato de obter a placa preta.

      No Brasil, carro com placa preta tem isenção de impostos e taxas?  

      Apesar de ser fruto da legislação federal, impostos como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) são estaduais. Por isso, cada estado pode determinar se há isenção do imposto para veículos de placa preta.

      Em São Paulo, por exemplo, esses veículos são isentos do pagamento do IPVA. Entretanto, continuarão pagando seguro obrigatório e a taxa de licenciamento normalmente.

      Afinal, vale a pena investir na placa preta?  

      A placa preta é um item para demonstrar o valor histórico daquele veículo. Ela classifica os automóveis com mais de 30 anos de história e colabora para a preservação dos mesmos. Investir em uma placa preta deve ser algo considerado caso você possua o desejo de ter um carro de coleção, e fazer parte desse grupo de pessoas.

      Agora que você já sabe tudo sobre a placa preta, o que acha? Vale a pena investir nesse item? Deixe sua opinião nos comentários!
      Se você é apaixonado por veículos e quer transformar isso numa profissão, conheça os cursos de especialização da Procondutor! É só entrar no site e selecionar o estado da sua CNH

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *