Índice

    Motociclista: como se habilitar na categoria A

    Índice

      Está pensando em tirar sua carteira de motorista na categoria A? Neste artigo traremos um guia completo para quem deseja se habilitar a motociclista.

      A categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dá o direito ao condutor de dirigir veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Os exemplos principais são as motocicletas, triciclos e motonetas.

      Para se habilitar nesta categoria é necessário, além dos requisitos obrigatórios, atenção às boas práticas de segurança para motociclistas. 

      Conheça abaixo tudo que você precisa para se habilitar na categoria A e sair dirigindo em segurança por aí!

      Qual a diferença entre motoqueiro e motociclista

      Você sabia que existe diferença de conceito entre os termos “motoqueiro” e “motociclista”? 

      Para os pedestres e motoristas de carro, todos que estão dirigindo motos são motoqueiros. Porém, para os próprios motoristas de motos, os termos não são os mesmos. 

      Vamos começar discutindo a diferença sutil que há entre motoqueiro e motociclista. 

      Quem é motoqueiro?

      Motoqueiros são classificados como pessoas que trabalham como motoboys. Esses trabalhadores, na maioria das vezes, utilizam motos de baixa cilindrada.

      Para algumas pessoas, inclusive para motociclistas, os motoqueiros possuem uma imagem negativa.

      Isso se dá devido ao mau uso das motos, por parte de alguns motoqueiros, que fazem manobras arriscadas, adotam direção irresponsável e desrespeitam as leis de trânsito.

      No entanto, é preciso não generalizar, pois existem muitos profissionais que trabalham como motoboys que praticam uma boa conduta no trânsito.

      Quem é motociclista?

      Os motociclistas são considerados os amantes de motos. Nesta classificação estão as pessoas que dirigem motos por hobby e, de modo geral, possuem motos de maiores cilindradas e, muitas vezes, edições raras. 

      Motociclistas são apaixonados pelo mundo automobilístico, defendem as leis de trânsito e uma boa conduta na direção. 

      Eles estão geralmente envolvidos em eventos para motociclistas, realizam passeios e viagens de moto com um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos gostos.

      O que é necessário para se habilitar como motociclista?

      Para conseguir a habilitação na categoria A e se habilitar como motociclista, o interessado deve se atentar a alguns pontos. 

      Primeira habilitação

      Quando o interessado ainda não possui nenhuma habilitação, ele precisa passar pelo processo de obtenção da sua primeira habilitação junto ao Detran. Antes disso, precisa cumprir alguns critérios como: 

      • Ser maior de 18 anos;
      • Saber ler e escrever;
      • Possuir um documento de identidade (RG, carteira de trabalho etc.)
      • Possuir o CPF.

      Tendo cumprido com todos os requisitos acima, o candidato pode iniciar o processo para adquirir sua primeira habilitação com o Detran e a autoescola escolhida. Esse processo inclui:

      • Exame médico;
      • Aulas teóricas com carga horária total de 45h;
      • Prova teórica;
      • Aulas práticas com carga de 20h/aula.
      • Exame prático.

      Sendo aprovado em todas as etapas, a pessoa torna-se habilitada a dirigir motocicletas. 

      Agora, basta pagar a taxa de emissão da Permissão para Dirigir (PPD) no Detran. 

      A PPD tem validade de 12 meses e só após o habilitado passar por esse período dirigindo, que receberá sua CNH definitiva. 

      Porém, se o candidato for reprovado em alguma das provas exigidas, ele tem a chance de realizar o reteste pagando uma nova taxa com a metade do valor. 

      Vale lembrar que a categoria A inclui veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

      Inclusão na CNH

      Agora, caso você já possua um registro de habilitação nas categorias B, C, D ou E e queria somente acrescentar a categoria A à esse registro, precisará de:

      • Ter a CNH de outra categoria;
      • Procurar uma autoescola; 
      • Realizar o exame médico;
      • Realizar aulas práticas de 15h/aula.
      • Por fim, realizar o exame prático. 

      Contudo, essa modalidade só é possível se o condutor ou o PPD não tiver cometido nenhuma infração grave, ou gravíssima nos últimos doze meses antes da solicitação de inclusão. 

      Quais são as práticas de segurança para motociclistas?

      Como falamos no início deste texto, os motociclistas devem se atentar a boas práticas de condução de seus veículos, prezando pela segurança de si e do próximo. 

      Listamos abaixo algumas práticas de segurança para motociclistas que devem ser seguidas. 

      Uso obrigatório do capacete 

      O capacete é o item que mantém a segurança do motociclista, assim como cinto de segurança está para o motorista de automóveis. 

      Ele evita que, ao sofrer um acidente, o motociclista não caia com a cabeça desprotegida. Ainda evita pancadas e diminui os riscos de lesões na cabeça. 

      Além da questão da proteção em colisões, o uso do capacete evita que o motorista sofra com interferência de moscas, folhas, ou qualquer outro elemento que possa entrar em contato com o condutor durante a direção e atrapalhar a condução da moto. 

      Atenção redobrada em dias de chuva

      Dias chuvosos podem ser arriscados para os motociclistas, por isso, é preciso manter a atenção ainda mais aguçada.

      Nestes dias, torna-se ainda mais necessário o uso do capacete e também de roupas de proteção contra o frio e a chuva, como jaqueta e bota motociclista.

      O indicado para motociclistas é que em dias de chuvas eles dirijam com cautela, mantenham uma velocidade adequada, não entre em áreas empoçadas ou alagadas e pratiquem a direção defensiva. 

      Manutenção da motocicleta

      Outra dica de segurança para o motociclista é manter a manutenção do veículo em dias. É fundamental manter a motocicleta em boas condições, isso evita acidentes e transtornos durante a direção. 

      Certifique-se que os pneus estejam calibrados, retrovisores e ajustados, filtros em dia, óleo trocado e atenção às correntes da moto. 

      Dirigir com atenção

      Manter a atenção no trânsito, evitar o uso de celular enquanto dirige, obedecer às sinalizações, manter uma velocidade segura – são práticas de segurança para motociclistas que irão reduzir o número de acidentes e proporcionar um trânsito mais cauteloso e seguro a todos. 

      Agora que você já sabe como obter sua habilitação na categoria A e ser um motociclista consciente, encontre um parceiro Procondutor perto de você!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *