Índice
Maio Amarelo: saiba como promover um trânsito mais seguro
Índice
Você sabia que o movimento Maio Amarelo nasceu com o objetivo de chamar a atenção de toda a população para um trânsito mais seguro?
Isso por que as mortes no trânsito ainda são uma triste realidade em todo o mundo. Para se ter uma ideia, o Brasil registrou, em 2020, 10 sinistros de trânsito por hora no país. Os dados são do Ministério da Infraestrutura.
Mas os números não param por aí: em 2021, foram 11.680 mortes no trânsito. Isso significa que, todos os dias, 32 pessoas perderam a vida nas vias públicas do Brasil.
Para tentar mudar esta realidade, todos os anos o movimento Maio Amarelo é realizado. Ficou curioso e quer saber mais? Então, continue a leitura!
Entenda o movimento Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo tem como objetivo central chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
A campanha é uma ação coordenada pelo Poder Público e conta com várias esferas da sociedade civil organizada. Com a campanha, é colocado em pauta o tema segurança viária.
Para isso, são envolvidos diversos segmentos, a exemplo de entidades governamentais, empresas, entidades de classe, associações e federações.
A cada ano, o movimento trabalha uma temática incentivando a discussão dos temas relacionados ao cotidiano no trânsito. Em 2023, o tema da campanha é “No trânsito, escolha a vida”.
Abordando toda amplitude de temas relacionados à segurança no trânsito, é esperado conquistar o engajamento de todos, propagando conhecimento ao apresentar formas de prevenir sinistros de trânsito nas vias do país.
No Brasil, grande parte das ações são coordenadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em que a população é alertada para responsabilidades como:
- A importância de usar o cinto de segurança;
- Atitudes como usar passarelas e faixas de pedestre;
- O risco de usar celular ao volante;
- O respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito.
Por que a conscientização é feita em maio?
O movimento Maio Amarelo acontece desde 2014. A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a Década de Ação para Segurança no Trânsito.
O evento ocorreu em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza a sinalização e o alerta no trânsito.
Conheça a importância e o objetivo do Maio Amarelo
Como já mencionamos, o movimento Maio Amarelo busca educar o público e a sociedade para cuidados no trânsito, a fim de reduzir o número de mortes.
O número de sinistros de trânsito somente em 2020 no Brasil foi de 892.326 registros . Isso equivale a 10 incidentes por hora no país.
As informações são do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura.
A ONU definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A meta é reduzir em, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.
As entidades de trânsito são categóricas ao afirmar que a responsabilidade no trânsito é dever de todos: motoristas, passageiros e pedestres.
Para tanto, o esforço individual e em grupo é fundamental, sendo que o conhecimento é o grande aliado para ações mais conscientes. Com isso, é esperado que o número de sinistros de trânsito diminua.
5 formas de promover a segurança no trânsito
Agora que você já sabe o que é o movimento Maio Amarelo, confira as nossas dicas de como promover um trânsito mais seguro!
1. Pratique a direção defensiva
De acordo com a Senatran, a direção defensiva é a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito.
Isso por que torna possível que o motorista reconheça com antecedência as situações de perigo.
Dessa forma, é possível prever os atos e as suas consequências, além de estar preparado para tomar decisões que contribuam para a preservação da vida de outros motoristas, passageiros e pedestres.
2. Siga as regras de trânsito
As regras de trânsito são normas criadas para diminuir o risco de sinistros de trânsito, tendo como objetivo preservar o bem-estar e a segurança de todos os agentes envolvidos nas vias.
Por isso, é importante conhecê-las e segui-las, pois foram criadas por especialistas no assunto.
3. Tenha respeito
A cordialidade no trânsito é algo que deve ser praticado todos os dias, em especial pelos condutores habilitados.
Isso por que eles são um dos protagonistas do trânsito e já passaram por cursos de formação, tendo conhecimento para manter a boa conduta nas vias públicas.
Além do que, com respeito e cordialidade, é possível evitar conflitos que possam gerar estresse – mais um fator que pode contribuir para acidentes no trânsito.
4. Aprimore as habilidades no trânsito
O curso de reciclagem é voltado para motoristas habilitados que tiveram a CNH suspensa, mas buscam a possibilidade de voltar a dirigir.
Por isso, precisam passar pelo curso de reciclagem para condutores infratores, que pode, inclusive, ser feito de forma remota.
No curso, o motorista tem a oportunidade de relembrar as regras de trânsito e as normas de circulação e conduta, evitando a direção perigosa.
Dessa forma, é esperado que o condutor faça uma autoavaliação e modifique o comportamento no trânsito.
5. Mantenha-se em dia com as novas regras de trânsito
O curso de atualização para a renovação da CNH é voltado para motoristas que estão com a CNH vencida, que na sua formação com data anterior a 1998 não tenham recebido instrução de direção defensiva e primeiros-socorros.
Portanto, o curso visa promover a revisão de conhecimentos e atitudes, apresentando novas informações sobre a legislação de trânsito.
Ao final do curso, o condutor estará apto a desenvolver técnicas de direção defensiva e de primeiros-socorros.
Viu como existem formas de conscientizar as pessoas acerca de um trânsito mais seguro e o Maio Amarelo é um importante movimento com essa finalidade?
Agora que você já sabe o que é Maio Amarelo e como promover a segurança no trânsito, clique aqui e conheça os nossos cursos de atualização e reciclagem online.