Índice

    Curso de direção defensiva: entenda quem pode fazer

    Curso de direção defensiva entenda quem pode fazer
    Índice
      Curso de direção defensiva entenda quem pode fazer

      Você sabia que a imprudência é um dos principais fatores de causa de acidentes no trânsito? Por isso o curso de direção defensiva é necessário.

      Atitudes perigosas no trânsito também podem ser provenientes de vícios de direção, adquiridos ao longo dos anos, como consequência do trânsito violento que é praticado no país.

      Para evitar situações que possam colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco, o curso de direção defensiva é o mais indicado.

      Quer saber quem pode fazer o curso de direção defensiva e os motivos para investir nesse treinamento? Então, continue a leitura!

      Entenda o que é o curso de direção defensiva

      O curso de direção defensiva capacita o condutor para uma direção mais segura.

      Conforme o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a direção defensiva está relacionada à melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito.

      Ao passar pelo curso, o motorista tem as ferramentas necessárias para reconhecer de forma antecipada as situações de perigo.

      Também pode fazer a previsão das suas consequências, preparando-se para tomar decisões que protejam os agentes envolvidos nas vias públicas, o que inclui o próprio condutor, passageiros, pedestres e outros motoristas.

      Nesse cenário, as ações de direção defensiva são responsáveis pela prevenção de acidentes.

      Sobre o curso

      O curso de direção defensiva atua com a educação de cinco fatores essenciais para a prevenção de acidentes, são eles:

      • conhecimento;
      • previsão;
      • atenção;
      • decisão (ação);
      • habilidade.

      O conhecimento desses fatores permite que os motoristas aprendam técnicas que elevem a atenção e a capacidade de reconhecer e gerenciar perigos no trânsito das cidades e nas estradas.

      De modo geral, os equívocos na direção estão relacionados à:

      • negligência;
      • imprudência;
      • imperícia.

      Assim, o curso de direção defensiva atua com a educação dessas três frentes, visto que trabalha com as medidas de segurança.

      Conheça dos tipos de direção defensiva

      Como você pode perceber, a direção defensiva atua para prevenir acidentes no trânsito, e para isso, trabalha com mais de um tipo de estratégia. Acompanhe a seguir!

      Preventiva

      O objetivo da direção defensiva preventiva é educar os condutores para uma postura proativa, e para isso usa de conhecimento prático, incentivando o cuidado, atenção e manutenção do veículo de forma constante.

      A ideia transmitida para o condutor é que ele precisa estar sempre atento e com propriedade sobre os fatores que envolvem o ato de dirigir.

      Com isso, o motorista que exerce a direção defensiva mantém uma conduta correta no trânsito, contribuindo para um senso de comunidade mais harmônico e também seguro.

      Corretiva

      Mesmo tendo atenção ao volante e tomando todos os cuidados, infelizmente, algumas situações são inevitáveis.

      Nesses casos, é possível adotar uma postura que colabore para minimizar ou até resolver a questão em que o motorista se encontra.

      O conhecimento adquirido no curso da direção defensiva ajudará você a prevenir e também solucionar situações adversas.

      Isso porque o curso aborda diversos fatores que podem acontecer no trânsito de forma inesperada, como é o caso de acidentes.

      Nesse cenário, uma atitude de solidariedade e pacífica ajuda a acalmar os ânimos, evitando outros transtornos, ao mesmo tempo que zela pela vida.

      Quem pode fazer o curso

      O curso de direção defensiva é obrigatório na formação de condutores, conforme a resolução nº 168 do Contran, que rege que as autoescolas devem oferecer esse conteúdo nas aulas de legislação.

      Assim, o curso deve ser ministrado para condutores de veículos de duas rodas ou mais, a exemplo de motos, carros, caminhões, ônibus, outros veículos de carga, por exemplo.

      Além disso, conforme rege o Código de Trânsito Nacional Brasileiro, no Art. 150, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, todas as empresas que contratam condutores são obrigadas a oferecer a seus funcionários o curso de direção defensiva, de primeiros socorros e outros.

      Quanto tempo dura

      No curso de formação de novos condutores, o curso de direção defensiva dura 16 horas/aula.

      Já no curso de renovação da carteira de habilitação, a duração é de 10 horas/aula.

      Nos cursos de reciclagem, a direção defensiva dura 8 horas/aula.

      Para os cursos especializados, como é o caso do curso de transporte coletivo de passageiros, a direção defensiva tem o total de 15 horas/aula.

      Nos cursos de adição e mudança de categoria, a direção defensiva também é abordada, tanto de forma prática como teórica.

      Onde pode ser realizado o curso de direção defensiva

      Na resolução nº 168 do Contran estabelece que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) devem oferecer direção defensiva na formação de condutores.

      Assim, como adiantamos, o curso deve ser ministrado para motoristas de veículos de duas rodas ou mais, como carros, ônibus e caminhões, por exemplo.

      Qual o investimento do curso?

      O curso de direção defensiva já está incluído no pacote para quem tira a primeira habilitação.

      No entanto, é importante que você saiba que o valor varia de acordo com a carga horária do curso e também de acordo com cada estado.

      Além disso, caso você já tenha pago o curso de formação de novos condutores, não precisará pagar novamente.

      Para isso, você precisa apresentar os documentos comprobatórios, atestando as horas e que foi realizado em uma autoescola credenciada pelo Detran.

      O curso tem validade?

      A resolução 168 de 2004 do Contran, já citada anteriormente, não estabelece prazo de validade para o curso de direção defensiva.

      Mas, é cabível de interpretações, e por isso, podemos considerar o prazo máximo de 5 anos.

      Quem é obrigado a ter a certificação de direção defensiva

      Todos os motoristas que exercem atividade remunerada são obrigados a ter o curso de direção defensiva, que também pode ser feito de forma online.

      Assim, o curso é mais uma segurança para todos os agentes envolvidos no trânsito, pois capacita os condutores para lidar com situações adversas e também os tornam aptos a ter uma conduta mais sábia e empática no trânsito.

      Deseja saber mais informações sobre o curso de direção defensiva, inclusive a autoescola mais próxima de você que oferece a certificação? Então clique aqui e saiba mais!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Comentários

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *