Índice

    Gravame: saiba como tirar o nome do documento do veículo

    Índice

      Gravame: saiba como tirar o nome do documento do veículo

      Você sabe como funciona o processo para tirar o gravame do documento do veículo?

      Esse registro de automóvel é concedido para quem fez um financiamento ou quer vender o próprio carro. Dessa forma, é muito importante saber o que significa o termo gravame e como baixá-lo, pois,  sem isso, você não consegue comercializar nenhum tipo de automóvel.

      Para ajudar você a entender mais sobre o gravame e como tirar a alienação do documento do veículo, preparamos este artigo. Acompanhe!

      Entenda o que é o gravame 

      O gravame é um documento que atesta que um veículo está sendo utilizado como garantia de um financiamento, ou seja, o bem não está totalmente quitado.

      Logo, não é possível comprar ou vender um automóvel que possua gravame uma vez que esse registro evidencia que determinado veículo está relacionado a um contrato de financiamento, sendo garantia para essa operação. 

      Dessa forma, a transferência do veículo não pode ser realizada até quer todo o seu valor seja quitado.

      Quem é responsável pelo registro do documento

      A importância do registro é garantir para os credores que o bem alienado não será comercializado, o que poderia causar grandes transtornos para todas as partes envolvidas no negócio.

      É responsável pelo gravame o Detran de cada estado, que fica integrado ao Sistema Nacional de Gravame (SNG). É esse o órgão responsável pelo gerenciamento das restrições financeiras em veículos usados como garantia em qualquer operação financeira, como é o caso do financiamento.

      Assim, quem compra ou vende veículos consulta o sistema para saber se o bem pode ser usado como garantia e apenas liberam a transação comercial quando a dívida é quitada. 

      Como consultar o gravame do veículo 

      No caso de financiamento de um veículo, o gravame passa a constar no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), na área de observações. 

      Esse dado ainda pode ser consultado na situação do automóvel realizada no Detran, mas é necessário saber a placa e o número de chassi do automóvel a ser consultado.

      Como realizar a baixa do gravame 

      Para dar baixa do gravame é preciso que todas as parcelas do financiamento estejam quitadas. Caso esteja tudo certo, é só procurar o atendimento do Detran do seu estado portando o CRV em branco. Será emitido um novo documento com a observação sem reserva de domínio.

      A maioria dos Detrans já disponibiliza esse serviço de forma online, mas em algumas localidades ainda é preciso comparecer no órgão pessoalmente. Por isso, é indicado que você entre em contato com o Detran de seu estado para entender o processo.

      Para realizar a baixa do gravame é preciso estar com as seguintes taxas e documentos em dia:

      1. IPVA quitado antes do licenciamento anual;
      2. Vistoria do veículo e pagamento da taxa correspondente;
      3. Taxa de emissão de CRLV;
      4. Pagar débito e multas existentes;
      5. Caso o veículo ainda não esteja com a placa Mercosul, a troca será necessária.
      6. Para o gravame comercial, deverão quitar o DUDA, imposto referente às transferência de propriedade.

      Qual o prazo da baixa do gravame após a quitação do financiamento 

      De acordo com o Art. 9 da Resolução 320/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o prazo máximo é de 10 (dez) dias para que o sistema faça a baixa do gravame.

      Como tirar o gravame do documento do carro após a baixa

      A responsabilidade da baixa do gravame é da instituição credora, que deve fazer a baixa da restrição de alienação fiduciária junto ao Detran do estado.

      Contudo, a atualização na base de dados nacional ocorre apenas com a emissão de um novo CRV, o qual será emitido sem a informação do gravame.

      Qual o valor da taxa para dar baixa no gravame?

      Depois da quitação do financiamento, será preciso fazer o pagamento de uma taxa de aproximadamente R$181,00. 

      O pagamento do valor é de responsabilidade do proprietário do automóvel. Logo, caso o seu financiamento já esteja perto de acabar, é recomendado separar essa quantia para retirar o gravame e não ter surpresas. Viu como tirar o gravame do documento do veículo não é tão complicado como imaginava? Com todo o financiamento quitado, e seguindo o nosso passo a passo, você pode acompanhar todo o processo pelo site do Detran do seu estado ou consultar pessoalmente o órgão.

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *