Índice

    Direção preventiva: o que é e para que serve o curso

    direção preventiva
    Índice
      direção preventiva

      Muito se fala sobre direção defensiva, mas você já ouviu falar na direção preventiva?

      Esse conceito diz respeito a um conjunto de ações que o condutor deve adotar para oferecer uma direção segura e também contribuir para a melhora do trânsito como um todo. Isto porque os pilares da direção preventiva são a atenção, o conhecimento, a previsão, a habilidade e a ação.

      Dessa forma, ao aplicar todos esses requisitos em sua conduta no trânsito, é possível trafegar com segurança, diminuindo os riscos de enfrentar adversidades ou imprevistos na via.

      Ficou curioso e quer saber mais sobre a direção preventiva e para que serve o curso? Então, continue a leitura.

      Entenda o que é a direção preventiva

      Resumidamente, podemos entender que a direção preventiva é o conjunto de atitudes do condutor, respostas e manobras que ele faz para minimizar as chances de se envolver em situações de risco, que também podem afetar outras pessoas.

      De forma prática, a direção preventiva deveria ser um conjunto de ações que todo motorista deveria executar no seu dia a dia no trânsito. 

      Entre essas ações, podemos destacar: não usar o celular ao dirigir; dar preferência para os pedestres; e respeitar o semáforo.

      Para que você compreenda de forma mais efetiva o que é direção preventiva, veja a seguir alguns dos principais pontos que o motorista deve estar atento para exercê-la:

      • condições do veículo;
      • condições do ambiente;
      • o próprio comportamento como motorista.

      Dessa forma, fica mais fácil entender que a direção preventiva atua para que questões inerentes às falhas humanas não ocorram, a exemplo de:

      • imprudência: é um comportamento de impaciência, de falta de cuidados;
      • negligência: que expressa preguiça, falta de cuidado e desatenção;
      • imperícia: falta de habilidade, de competência e de experiência.

      Saiba a importância de praticar a direção preventiva

      A principal importância da direção preventiva está relacionada à segurança no trânsito, pois pode salvar vidas. Nesse sentido, ela chama a atenção para os riscos a que todos os agentes de trânsito estão sujeitos, a exemplo de:

      • veículos;
      • vias de trânsito;
      • ambiente;
      • condutores;
      • comportamento das pessoas.

      Assim, é possível compreender que a direção preventiva está intimamente relacionada ao respeito, seja ele às normas de trânsito ou às pessoas, – e também a tudo que que se relaciona com o trânsito e à segurança dos envolvidos.

      Portanto, com paciência e atenção, o condutor pode chegar a conclusão, por exemplo, de que pode realizar uma ultrapassagem em melhores condições, bem como evitar uma manobra perigosa e, com isso, afastar o risco de receber multas de trânsito.

      Conheça a diferença entre direção preventiva e defensiva 

      É comum as pessoas confundirem os conceitos de direção preventiva e defensiva, mas elas são distintas.

      Na direção preventiva são utilizadas manobras que têm por objetivo reduzir as chances de o condutor se envolver em uma situação de risco.

      Já na direção defensiva, as manobras são realizadas para reduzir os impactos de um acidente iminente em uma situação de risco na qual o condutor já se envolveu.

      Ou seja, na direção preventiva o motorista possui tempo hábil para fazer uso da razão na tomada de decisão, e na direção defensiva, a movimentação é decidida de forma brusca, e tem como base a emoção do momento.

      A questão neste caso é que a emoção é o que passa a nortear a tomada de decisão do condutor, e o resultado, de modo geral, costuma não ser positivo.

      Saiba quais são os 5 elementos da direção preventiva 

      A direção preventiva é separada em cinco elementos. Acompanhe a seguir!

      1. Conhecimento: diz respeito à capacidade de dominar as informações necessárias envolvendo o veículo, as leis de trânsito e equipamentos de transporte, além das condições adversas.
      2. Atenção: diz respeito à atenção do condutor do veículo a uma série de fatores que possam vir a interferir na direção do automóvel.
      3. Previsão: diz respeito à capacidade do motorista antever situações, preparando-se de forma antecipada para realizar as ações necessárias.
      4. Habilidade: está relacionada à capacidade necessária que um motorista treinado adquire para conduzir seu veículo de forma correta.
      5. Ação: É estar preparado para conduzir o veículo defensivamente, a fim de evitar acidentes, mortes e ferimentos e proporcionar um trânsito mais seguro.

      Entenda como funciona o curso e para quem é indicado

      Como vimos, a direção preventiva serve para evitar acidentes e, para isso, adota uma série de ações para que a direção seja segura para todos os envolvidos no trânsito.

      As aulas de direção preventiva são destinadas para motoristas de veículos de categoria leve, e são abordados no curso alguns temas como:

      • atuação em condições adversas da via;
      • prevenção de situações de risco;
      • conceitos de Condução Preventiva;
      • tipos de acidentes e prevenção;
      • avaliação de conhecimento. 

      O curso é online e fica disponível 24 horas, além de ser autoinstrucional.

      Clique aqui e confira se o nosso curso online está disponível para a sua região.

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *