Índice

    Guia prático para tirar a carteira de motorista no Brasil

    Índice

      Obter a carteira de motorista é o sonho de muitas pessoas, desde jovens até aqueles mais maduros, mas o processo para obter a primeira carteira de motorista (CNH) possui algumas fases que podem deixar os interessados confusos. 

      Por isso, elaboramos este guia completo com as principais informações que você precisa para obter sua CNH. Acompanhe até o final!

      1. Preencher os requisitos legais

      O primeiro passo para tirar a carteira de motorista é estar dentro dos requisitos legais.

      O principal desses requisitos é ser penalmente imputável. Ou seja, é preciso ter maioridade penal. De acordo com essa norma, somente pessoas maiores de 18 anos podem tirar a CNH.

      Outros requisitos importantes são: 

      • saber ler e escrever;
      • ter um documento de identidade;
      • apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF).
      1. Fazer a inscrição no site do Detran e pagar a taxa

      Estando dentro dos requisitos legais para tirar a carteira de motorista, o próximo passo é dar entrada no seu processo fazendo a inscrição no site do Detran do seu estado. Após se inscrever através do formulário online, uma taxa será gerada e você precisará pagá-la para dar continuidade ao processo.

      A partir da sua inscrição, começa a correr o prazo de 12 meses para encerramento do processo. Por isso, tenha atenção ao limite.

      1. Ser aprovado no exame médico e psicotécnico

      Para tirar a carteira de motorista, será necessário passar por dois testes para comprovar sua capacidade física e psicológica para dirigir: 

      1. o exame psicotécnico;
      2. o exame de aptidão física e mental, também conhecido como exame médico.

      O exame psicotécnico pode ser agendado por telefone em alguma das clínicas credenciadas que constam na taxa de inscrição do processo ou, a depender do estado em que você vive, ocorre a indicação da clínica pelo próprio Detran.

      Você poderá escolher data e hora conforme disponibilidade da clínica. A taxa dos exames médico e psicotécnico deve ser paga na clínica, normalmente em dinheiro, no dia do exame.

      Os exames realizados serão: 

      • teste de visão;
      • audição;
      • aferição de pressão, além de perguntas relacionadas ao teste psicotécnico. 

      Os resultados dos exames saem no mesmo dia e você será informado se foi aprovado ou não. Sendo aprovado, você poderá seguir para as aulas teóricas em uma autoescola aprovada pelo Detran.

      1. Se matricular na autoescola

      O próximo passo é escolher um Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência que seja credenciado pelo Detran para iniciar suas aulas.

      Ao escolher o CFC você deve considerar a:

      • disponibilidade;
      • qualidade do ensino;
      • distância;
      • reputação. 

      A escolha de uma autoescola que proporcione confiança e facilidade irá impactar na sua formação.

      1.  Fazer o curso teórico técnico e ser aprovado

      Após se matricular na autoescola, você deverá realizar o curso teórico técnico obrigatório para obtenção da carteira de motorista. No curso teórico técnico, o futuro condutor aprenderá acerca da legislação vigente sobre o trânsito brasileiro, além de dicas para uma direção segura.

      Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o curso tem 45 horas/aula e o conteúdo inclui: 

      • leis de trânsito;
      • interpretação de sinais de trânsito;
      • placas;
      • conhecimentos sobre manutenção dos veículos;
      • direção defensiva;
      • equipamentos de segurança;
      • cidadania;
      • meio ambiente, dentre outros conhecimentos.

      Realizada a carga horária completa do curso teórico, você deverá fazer uma prova acerca dos conhecimentos adquiridos no curso. A prova pode ser agendada online no site do Detran ou com auxílio da autoescola. 

      Você terá a opção de selecionar o dia, o local e o turno do exame, porém, o horário não poderá ser escolhido. Para ser aprovado na prova, a pontuação deve ser igual ou superior a 21 pontos.

      1. Fazer o curso prático veicular e ser aprovado

      Após ser aprovado no exame teórico, você seguirá para as aulas de direção veicular. Para os candidatos que procuram tirar a carteira de motorista na categoria B, de carro, é necessário cumprir 20 horas/aula de prática veicular em via pública.

      Já quem está em busca de tirar a CNH de categoria A, também é necessário cumprir 20 horas-aula, mas não precisam ser em via pública. Vale ressaltar que é preciso ter ao menos 1 hora de aula no período noturno.

      Para realizar as aulas práticas, você receberá a LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) que permite que você dirija um carro mesmo sem ter a carteira, durante seu período de aprendizagem, no carro credenciado pelo DETRAN e acompanhado do Instrutor de Trânsito em período de aula.

      Ao cumprir a carga horária de aulas práticas, você poderá realizar a prova final que lhe dará a permissão para dirigir. A prova prática de direção veicular mostra se o seu aprendizado foi preciso e se você está realmente apto a dirigir.

      Para marcar sua prova, você precisa pagar a taxa  do exame. Depois disso, a autoescola irá marcar sua prova em dia, horário e local definidos pelo DETRAN  do seu estado.

      Sendo aprovado na prova de direção veicular para tirar a carteira de motorista, você receberá a Permissão para Dirigir que é válida por 12 meses após a emissão. Após esse período, caso não tenha cometido nenhuma infração Gravíssima, Grave ou seja reincidente em Média, você pagará uma taxa do Detran para receber a CNH definitiva.

      Afinal, quanto custa tirar a CNH no Brasil?

      Os valores para tirar a carteira de motorista no Brasil são diferentes em cada estado. Por isso, você deve realizar uma pesquisa de preços antes de dar entrada no seu processo de obtenção da primeira CNH.

      Não existe um valor fixo estabelecido, mas o Detran sugere um preço médio para o processo. Estima-se que tirar a carteira de motorista no Brasil custe entre R$2.700,00 a R$3.500,00. Dentro desse valor estão as etapas que todo candidato deve cumprir:

      • Exame médico;
      • Exame psicotécnico;
      • Aulas teóricas e práticas na autoescola;
      • Taxa do DETRAN para prova teórica;
      • Taxa do DETRAN para prova prática;
      • Emissão da Permissão para Dirigir (PPD).

      Por que escolher a Procondutor?

      O processo de obtenção da CNH pode ser um período estressante e cansativo para o candidato. Se deslocar para assistir aulas teóricas é uma parte que pode ser otimizada com as aulas online.

      A possibilidade de assistir o curso teórico de forma online permite que os candidatos tenham mais tempo no seu dia a dia e se sintam motivados a continuarem o processo para tirar a CNH. A Procondutor oferece essa possibilidade para os interessados em mais comodidade para obter sua licença para dirigir, por meio do ensino da Sala de Aula Digital.

      A Sala de Aula Digital da Procondutor conecta CFC e aluno de maneira prática e dinâmica, otimizando o processo de obtenção da carteira de motorista. Assim, é possível assistir todo o curso teórico de forma online com aprendizagem de qualidade.Escolha a Procondutor para auxiliar no processo de tirar a carteira de motorista com mais comodidade. Encontre o CFC parceiro mais próximo de você!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *