Índice
Autoescola: qual escolher para tirar a primeira habilitação?
Índice
Como escolher uma autoescola para primeira habilitação? Essa é a primeira pergunta que qualquer aspirante a condutor deveria fazer antes de se matricular em qualquer CFC por aí.
Apesar disso, muitas vezes, os motoristas iniciantes preferem apenas tirar a CNH rápido, sem dores de cabeça e gastando o mínimo possível: “Não vejo a hora de toda essa teoria chata acabar”. Você com certeza deve conhecer alguém assim.
Mas, será que realmente fatores como a didática, profissionalismo e qualidade das aulas não podem influenciar lá na frente, no exame de direção e no desempenho do motorista nas ruas?
É isso que a Procondutor vai explicar no artigo de hoje. Reunimos algumas das melhores dicas para você, motorista de primeira viagem, escolher a melhor autoescola para tirar sua primeira habilitação!
1. Saiba se a autoescola é credenciada
A primeira coisa que você deve fazer é conferir se a autoescola em questão é credenciada no DETRAN. Essa pode parecer uma dica óbvia, mas muitos candidatos a condutores ainda caem nesse golpe em busca de um preço menor e acabam tendo sérios prejuízos.
Antes de se matricular no CFC pergunte pelo Credenciamento no DETRAN. É lei! Para ser autorizada a dar aulas de direção, toda autoescola precisa desse documento e ele deve estar em local de fácil acesso para o consumidor.
Não esqueça de verificar a data de validade do documento. Na dúvida, acesse o site do DETRAN do seu estado e confira se a autoescola está na lista de parceiros credenciados pelo órgão de trânsito.
2. Conheça os níveis de aprovação da Autoescola
Para avaliar se aquela autoescola perto da sua casa ou trabalho é realmente boa, uma dica é verificar o índice de aprovação dos alunos no site do DETRAN do seu estado.
O processo é simples, basta acessar autoescolas > consultas > performance e conferir o desempenho da autoescola em 3 tipos de exame de direção:
- Exame teórico – Técnico de Legislação de Trânsito
- Exame prático de direção veicular (categoria A – Moto)
- Exame prático de direção veicular (categoria B – Carro)
O ideal é que você verifique a taxa de aprovação nos últimos 12 meses. Isso vai ser um indicador muito importante no seu processo de escolha de uma autoescola para primeira habilitação.
3. Ao escolher a autoescola, verifique se ela cobra um valor justo
O mercado está cheio de autoescolas que sabem do desejo e do encanto da primeira habilitação e se aproveitam desse estado emocional. Mas o sonho de poder pegar no volante não é assim tão barato. É por isso que muitos motoristas acabam caindo em golpes.
Desconfie de um preço barato demais e fora do padrão das outras instituições do seu bairro. Isso é um sinal de alerta de que aquela autoescola pode te dar sérias dores de cabeça no futuro.
Quem vai tirar a CNH deve saber que vai ter os seguintes custos:
- Exame médico e psicotécnico;
- Taxas do DETRAN;
- Custos com a autoescola.
Por isso, faça uma pesquisa de preço. Pode levar um tempo, mas você não vai querer ter problemas e investir o seu dinheiro em um CFC que não vai te entregar aulas de qualidade, não é mesmo?
4. Tente conhecer os instrutores antes de escolher a autoescola para primeira habilitação
Convenhamos, a parte teórica pode ser maçante, porém é necessária. Agora imagine ter aulas teóricas de direção com um instrutor desatualizado, que não atualiza os cursos e também não utiliza as ferramentas apropriadas?
Você se sentiria confiante para realizar a prova teórica?
No mínimo, teria que gastar mais tempo estudando em casa para se dar bem no exame, que é um pré-requisito para a realização da prova prática de direção.
É por isso que bons instrutores são fundamentais nesse processo de aprendizagem. Converse com outros alunos, peça para conversar com o instrutor(a) antes de se matricular. Essa é uma dica preciosa para quem vai tirar a primeira habilitação.
5. Confira os veículos que a autoescola utiliza para as aulas práticas
Nada pior para o aluno do que ter que esperar infinitamente por uma vaga para a aula prática de direção.
Pior ainda é quando os veículos disponíveis na autoescola são velhos ou parecem não passar por uma manutenção há um tempo.
Veículos novos, bem equipados e com a manutenção em dia contam e muito para o seu resultado na prova prática. Por esse motivo, verifique este ponto antes de se matricular e garanta a sua segurança.
6. Pergunte pelo tempo que o CFC leva para marcar os exames dos alunos
Um bom desempenho nas provas, principalmente, na prática, requer que tudo siga uma periodicidade ideal. Ou seja, a sua autoescola precisa marcar os exames no tempo correto para que você não espere muito para realizá-los.
Em sites como o Reclame Aqui, essa é uma das queixas principais dos alunos: a autoescola demora para marcar as aulas práticas e os exames.
Como motorista de primeira viagem, esperar significa mais ansiedade e uma assimilação menor do conteúdo que você aprendeu.
É preciso tomar cuidado, pois algumas autoescolas fazem isso para que o aluno contrate mais aulas, para se sentir mais seguro antes das provas.
7. Exija o seu contrato ao escolher a autoescola!
O Centro de Formação de Condutores (CFC) é obrigado a emitir um contrato e entregar uma parte assinada para você, aluno, com os serviços que serão prestados:
- Período do curso;
- Duração das aulas;
- Horário;
- Condições;
- Frequência;
- Prazos de validade;
- Valores e formas de pagamento.
Esse documento vai servir como uma garantia para que você confira se a autoescola está cumprindo com o combinado. Exija também um recibo que comprove que você realizou o pagamento. Assim, você evita problemas futuros.
E que tal uma autoescola para a primeira habilitação com aulas teóricas 100% online?
Esse sonho já é uma realidade e você pode fazer as aulas teóricas para tirar a sua primeira habilitação 100% em casa!
O processo é muito simples, acesse o nosso site e preencha o cadastro com as suas informações.
Feito isso, será solicitado o seu Estado e CEP e uma lista de CFCs parceiros da Procondutor irão aparecer para você.
Basta escolher aquele que estiver mais próximo de você e finalizar o seu cadastro. Pronto! Nós iremos avisar esse CFC sobre o seu interesse e eles vão entrar em contato com você passando valores, horários e turmas disponíveis.
O valor sempre irá variar de CFC para CFC, portanto, aguarde o contato deles para recebê-lo.
Agora você está mais perto de realizar seu sonho e tirar a sua 1ª habilitação!