Índice

    Autoescola online: entenda como fazer de forma remota

    Autoescola online entenda o que pode ser feito de forma remota
    Índice
      Autoescola online entenda o que pode ser feito de forma remota

      Uma das facilidades que surgiram durante a pandemia foi a possibilidade de tirar a CNH de forma remota, graças à autoescola on-line.

      Uma  resolução do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, determinou que os alunos em busca da primeira habilitação podem fazer a formação teórica por meio de plataformas digitais.

      Essa modalidade oferece mais praticidade e economia para o futuro condutor, pois é possível assistir às  aulas do curso teórico para obtenção da CNH sem sair de casa, por meio de tablet, smartphone ou desktop.

      Quer saber como funciona, o que pode ser feito de forma remota e todos os benefícios da autoescola on-line? Então, continue a leitura!

      Afinal, é possível fazer autoescola on-line?

      Sim, é possível fazer autoescola on-line e a medida é respaldada pelo decreto publicado no Diário Oficial da União, em abril de 2020, e depois a regulamentação pela resolução 783/20 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Nele, o CONTRAN concede autorização para a realização de aulas teóricas da autoescola de forma on-line para a formação de condutores. 

      As autoescolas que quiserem aderir ao processo de formação on-line devem contar com uma plataforma digital apta para viabilizar a comunicação entre alunos e instrutores técnicos.

      Como, por exemplo, a plataforma da Sala de Aula Digital da Procondutor, uma das pioneiras no setor e que atende às normas do CONTRAN e demais entidades de trânsito.

      Este recurso digital disponibiliza tudo o que os CFCs precisam para oferecer uma boa experiência de ensino a distância.

      Como funcionam as aulas on-line? 

      De forma prática, as aulas on-line funcionam da mesma forma que as aulas presenciais do curso teórico de formação de condutores.

      A diferença é que serão necessárias adaptações, como o incremento dos recursos de áudio e vídeo, além de acesso à internet.

      Isto é possível graças à transformação digital e à popularização da internet. Na autoescola on-line, o conteúdo programático, a carga horária e a duração das aulas são mantidos. 

      Sendo assim, todos que tiverem interesse nesta modalidade podem fazer a etapa teórica do processo da primeira habilitação de onde quiserem. 

      É importante dizer que as autoescolas também precisam seguir algumas regras para adaptar-se ao ensino on-line. A principal delas é que o instrutor deve ministrar aulas on-line em tempo real. 

      Isto significa que as aulas não podem ser gravadas e continuarão sendo validadas pelo Detran de cada Estado, como já ocorre no formato presencial.

      Vale lembrar que os alunos precisam ter acesso à internet e estarem conectados a dispositivos como celulares, tablets e computadores para assistirem às aulas.

      Veja, a seguir, como funcionam as aulas!

      Aulas teóricas 

      Em uma plataforma de ensino on-line que atende às exigências do CONTRAN, é preciso que o instrutor agende uma aula pelo site da Procondutor/Detran-SP.

      A plataforma avisa os alunos por e-mail, mas também é possível verificar o agendamento pelo aplicativo mobile e pela plataforma da Procondutor, por meio do acesso do aluno disponibilizado no momento da matrícula pelo CFC.

      Assim, eles só precisam clicar no link ou entrar no aplicativo Mobile para serem direcionados para o CFC on-line.

      Conforme a Resolução do CONTRAN nº 783/2020, a plataforma deve possuir mecanismos de segurança para evitar fraudes, como é o caso da biometria (reconhecimento facial).

      De forma obrigatória, ao iniciar e finalizar a aula, a plataforma realiza o processo de biometria do aluno e do instrutor.

      Além disto, o processo de biometria é gerado de forma automática para 20% dos alunos durante as aulas, para confirmar que eles realmente estão acompanhando.

      A plataforma de ensino registra as aulas realizadas pelo aluno e envia os dados ao Detran.

      Desta forma, é assegurado que o aluno cumpriu a carga horária exigida para o término da formação teórica, que é de 45 horas.

      Pela plataforma, o instrutor pode comunicar-se ao vivo com os alunos por vídeo e áudio, tirar dúvidas e enviar arquivos e documentos que contribuam para a formação do aluno.

      Aulas práticas 

      As aulas on-line só podem acontecer para a parte teórica do curso de formação de condutores, segundo a resolução do CONTRAN. Assim, as aulas práticas de direção  continuam tendo de acontecer de forma presencial.

      Isto significa que o aluno precisa esperar um pouco mais para concluir a formação, caso não possa ir fazer a aula prática na autoescola.

      Desta forma, a vantagem de optar pela autoescola on-line é poder adiantar mais rapidamente as aulas do curso teórico para habilitação.

      Quando tudo for normalizado, restarão apenas as aulas práticas e o exame de direção do Detran para conquistar a primeira CNH.

      Quais as vantagens de fazer uma autoescola on-line? 

      Além de preservar a saúde das pessoas, que podem assistir às aulas de casa e com isto não se exporem, os processos de autoescola on-line trazem outras vantagens. Veja a seguir!

      Praticidade

      Do conforto de casa, é possível aprender as normas de trânsito e ter acesso a todas as informações necessárias para se tornar um condutor qualificado.

      Rapidez 

      Como o aluno não precisa sair de casa, ele economiza tempo com o deslocamento no trânsito e, com isto, pode assistir a mais horas de aula, finalizando as aulas obrigatórias em menos tempo.

      Foco 

      No conforto de casa, é possível manter-se mais focado e assimilar de forma mais aprofundada os conteúdos apresentados.

      Para isto, é importante escolher o melhor horário para você e avisar a família para não ser incomodado.

      Economia

      Com a autoescola on-line, o aluno economiza o dinheiro do transporte e da alimentação, o que o ajuda a poupar para realizar outros sonhos.

      Procure um CFC on-line próximo de você

      Como vimos, a autoescola on-line é um recurso importante para que os alunos possam dar continuidade a seus processos de formação, mantendo a qualidade e a eficiência do ensino das aulas teóricas.

      Então, basta pedir pela Sala de Aula Digital da Procondutor em um CFC próximo de você e pronto, será possível fazer as aulas teóricas da primeira habilitação no formato remoto. 

      Encontre um parceiro Procondutor perto de você e dê o primeiro passo para tirar a sua habilitação! Confira também os outros serviços oferecidos no Portal da Procondutor!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Comentários

      1. Posso fazer o treinamento teórico remoto em uma CFC e as aulas práticas em outra autoescola? Como funciona questão?
        Obrigado
        Wagner

      2. Olá! o CFC que estou cursando online, abre a camera do aplicativo sozinha a cada 5 min e tira uma foto minha com flash sem aviso prévio. Entendo que seja necessário que de vez em quando se comprove a presença e participação do aluno que está no curso online, mas, as fotos são incessantes e estou sentindo minha privacidade invadida. Não fui avisada sobre isso pela instituição e estou em dúvida se isso é realmente legal. Hoje é meu segundo dia de CFC online, ontem também passei pela mesma situação.

        1. Olá Bianca, tudo bom? Por regras do Detran, no mínimo 20% dos alunos farão uma validação facial durante a aula. É totalmente aleatório e sem nenhum aviso prévio. Nesse caso, nós recomendamos que você procure o CFC, veja qual a plataforma que está sendo usada para a validação facial e entre em contato com a equipe para verificar as procedências. 🙂 Esperamos ter ajudado! Equipe Procondutor.

      3. Boa tarde. gostaria de saber onde posso fazer a aula teórica online, moro em Pinhazinho,/ São Paulo e a cidade próxima é em Bragança Paulista, . tambem gostaria de saber se pode ser feita por telefone, já que me informaram que o aplicativo é pesado

      4. Olá, gostaria de fazer o CFC online, mas fui informado que o sistema tem muitos problemas que fazem o aluno perder o registro da presença e que é sensível as oscilações na internet. Esses problemas continuam a acontecer? Obrigada

        1. Oi Kelly, tudo bom? Primeiro, agradecemos que você veio nos procurar e entender, por nós, como estão as coisas.
          Nosso sistema sofreu diversas atualizações em busca de se tornar cada vez melhor e mais preciso. Atualmente estamos mais estáveis e, caso queira, faça seu cadastro e converse com o CFC parceiro mais próximo para tirar suas dúvidas!

          Esperamos te chamar de aluna em breve! Boa sorte no seu processo.

          Abraço, Equipe Procondutor.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *