Índice

    Primeiros socorros no trânsito: o que diz a lei

    Primeiros socorros no trânsito o que diz a legislação
    Índice
      Primeiros socorros no trânsito o que diz a legislação

      Você já presenciou algum acidente? Já precisou prestar primeiros socorros no trânsito? Sente-se preparado para atuar nessas situações?

      Os acidentes são sempre bastante desagradáveis e, é claro, que uma direção defensiva é fundamental para evitá-los.

      No entanto, não estamos livres desses acontecimentos desagradáveis, e é preciso estar atento aos procedimentos e à legislação, caso eles ocorram.

      Para ajudar você a saber o que diz a legislação com relação aos primeiros socorros no trânsito, e como proceder diante dessa situação, preparamos este artigo. Todas as instruções são retiradas do Código de Trânsito Brasileiro. Confira!

      O que são os primeiros socorros no trânsito?

      Os primeiros socorros no trânsito são muito mais abrangentes do que o aprendizado mecânico sobre o que fazer. É uma questão de conscientização e convivência social.

      Isso se explica pelo fato de que ninguém está imune a riscos e acidentes que podem vir a acontecer a qualquer momento, principalmente, quando somos expostos ao dia a dia do trânsito.

      E sim, mesmo que você tome todas as precauções, pode se envolver nesta situação ou presenciar alguém acidentado.

      Logo, podemos concluir que os primeiros socorros no trânsito são práticas primordiais para reduzir danos em caso de acidentes e garantir que a vítima seja acolhida da melhor maneira possível potencializando sua recuperação.

      Qual é o primeiro passo a ser tomado em um acidente?

      Em caso de acidentes, manter a calma é fundamental para tomar as decisões e ações corretas.

      Feito isso, sinalize bem o local para impedir que outro acidente ocorra. Dessa forma, os demais condutores da via redobrarão a atenção, a fim de manter a todos seguros.

      Para realizar a sinalização, você pode utilizar triângulo ou galhos de árvore. Eles devem ser colocados de acordo com o limite da velocidade da via.

      Caso a velocidade máxima da via seja de 80 km/h, a sinalização deve ser estendida numa distância de pelo menos 80 metros antes e após o acidente.

      Por fim, entre em contato com a ambulância e especifique o tipo de acidente, se há riscos de explosão e qual é o estado da vítima. Essas informações vão auxiliar muito o preparo dos paramédicos.

      Quais são as medidas de primeiros socorros no trânsito?

      Se você já seguiu os passos citados acima, é hora de entrar em ação no local do acidente. Confira a seguir as atitudes que devem ser tomadas:

      1. Mantenha a vítima consciente

      Converse com a vítima e tente distraí-la. Faça perguntas relevantes como seu nome, o local onde mora e demais informações que podem ser úteis para sua identificação futura.

      Manter a vítima consciente vai ajudá-la a se recuperar mais rápido e ter alguém que a ampare, vai torná-la mais calma e receptiva aos cuidados.

      2. Verifique a respiração da vítima

      Observe se o ritmo de respiração da vítima está normal e veja se há algo a sufocar, como o cinto de segurança, por exemplo.

      Se for o caso, busque remover o cinto ou posicioná-la (com muito cuidado e somente se for primordial) de modo que ela consiga respirar sem impedimentos.

      3. Não mexa na vítima a menos que seja necessário

      Caso você não tenha treinamento profissional, não mexa na vítima, a menos que isso seja indispensável para garantir sua integridade.

      Afinal, um acidente pode causar lesões que não podem ser vistos em um primeiro momento, e mexer na vítima pode piorar essas lesões.

      4. Preserve o local e mantenha a passagem livre

      Esse passo é muito importante para garantir a segurança da vítima e dos demais indivíduos inseridos no trânsito.

      Logo, cuide do local de modo a prejudicar o menos possível o trânsito. Lembre-se de sinalizar a via para que os demais condutores diminuam a velocidade e redobrem a atenção.

      5. Saiba pedir socorro

      Tenha sempre em mãos os seguintes telefones:

      • do Samu (192)
      • a Polícia Militar (190)
      • do Corpo de Bombeiros (193);
      • da Polícia Rodoviária Federal (191);

      Esses são os contatos dos profissionais preparados para prestar socorro.

      Com essas atitudes você garante que as vítimas sejam melhor acolhidas, impede que novos acidentes aconteçam e provoquem uma piora na situação.

      Além disso, uma postura correta em caso de acidentes tranquiliza as pessoas envolvidas na situação, diminuindo as chances de traumas.

      O que diz a legislação com relação aos primeiros socorros no trânsito?

      A legislação é clara em relação a acidentes: omissão de socorro é crime!

      Ou seja, deixar de prestar socorro a um indivíduo em perigo iminente quando há a possibilidade de tomar uma atitude sem que haja risco pessoal é crime e, além disso, é considerada uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

      Mesmo que você esteja inseguro com relação às medidas a tomar, ligar para as autoridades sempre é um ato relativamente simples, e de fundamental importância para minimizar os impactos, evitando a detenção do condutor por omissão de socorro.

      Veja o que diz o artigo 301 do CTB:

      “Art. 301. Ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se prestar pronto e integral socorro àquela.”

      Além disso, prestar socorro às vítimas é uma ação que mantém a sua consciência tranquila.

      Afinal, não é possível voltar atrás em um erro cometido, mas é possível não piorar essa atitude sendo omisso.

      Como vimos, os primeiros socorros no trânsito precisam ser prestados com bastante atenção, cuidado e empatia. É uma prática fundamental para preservar a vida dos cidadãos e deve ser feita de maneira responsável.

      E aí, já teve alguma experiência que exigiu o uso de primeiros socorros no trânsito? Deixe um comentário abaixo!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Comentários

      1. Sim, é muito bom saber auxiliar,
        pois na hora fica tudo muito confuso pra vítima e no impulso acaba fazendo errado os procedimentos podendo trazer riscos graves de lesões.

      2. Eu ja tive experiência meu filho sofreu um grave acidente com 11 anos de idade hj ja com 42 anos tem problemas mentais e frequenta a escola da apae muito triste por isso o socorro no precisa ser prestado com muito calma e amor ao próximo

        1. Aparecida, histórias como a sua nos motiva a continuar produzindo conteúdos como esse. Desejamos toda a sorte do mundo a você e ao seu filho.

          Um abraço!

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *