Índice
A importância de manter curso especializado de motorista atualizado
Índice
O curso especializado de motorista não é só uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. Ele é um indicador de que aquele profissional sabe como lidar com as atividades de transporte que envolvam risco. Isso significa mais segurança para a sociedade, como também para quem contrata e quem dirige. Assim, é essencial manter o curso sempre atualizado.
Neste post, entenda os tipos de cursos especializados para motorista, e saiba o que acontece se dirigir veículos especializados sem eles. Veja também as vantagens que essa formação oferece para você. Boa leitura!
O que é um curso especializado de motorista?
O curso especializado de motorista prepara o profissional para dirigir veículos específicos, cuja função esteja associada a alguma atividade especial ou de risco, e por isso exija uma postura na direção mais atenta e cuidadosa.
Por exemplo, quem transporta carga de produtos perigosos em caminhão deve manobrar com cuidado o veículo, cuidando para que ele não tombe ou sofra acidentes. Do contrário, essa situação poderia colocar em risco a vida do motorista e de outras pessoas, além de gerar outras consequências, como produtos inflamáveis, que podem vazar e gerar danos ambientais ou causar explosões.
Conheça a seguir os tipos de curso especializado para motorista:
- Transporte escolar;
- Transporte coletivo de passageiros;
- Transporte de produtos perigosos;
- Transporte de emergência;
- Transporte de carga indivisível.
O que acontece se dirigir com o curso vencido?
No CTB, tanto no Art.138 sobre veículo escolar, quanto no Art.145 sobre condução de veículo de transporte coletivo, escolar, de emergência e de produtos perigosos, o curso especializado é uma exigência.
Com validade de 5 anos, ele consta no sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação – (RENACH), e pode ser consultado pelos agentes de trânsito sempre que for necessário.
Assim, quem dirigir sem o curso especializado de motorista comete infração gravíssima. Quer dizer que a pessoa levará 7 pontos na CNH, além de pagar multa de R$293,47. Outra consequência é a retenção do veículo até um motorista habilitado se apresentar para retomá-lo.
Já em termos de segurança, dirigir sem o curso envolve graves riscos. Dois exemplos ilustram essa situação.
No primeiro caso, reportado em junho de 2023, um micro-ônibus escolar que transportava cerca de 20 crianças e adolescentes foi retido em Valença do Piauí, a partir de uma denúncia de irregularidades.
Além de diversas condições perigosas no veículo, como a falta de freio de mão, o motorista de 76 anos não tinha o curso especializado. Assim, ele foi responsabilizado por exercício ilegal da profissão, bem como por dirigir veículo sem a devida permissão.
Já no segundo caso, ocorrido em janeiro de 2025, em Minas Gerais, um motorista de ônibus se envolveu em um sinistro de trânsito com uma carreta. Na colisão, que resultou em 51 feridos, o motorista responsável fugiu sem prestar socorro às vítimas. Apesar de habilitado, não havia registro de seu curso especializado no sistema.
Diante desses dois exemplos, fica claro que quem não tem o curso, especialmente dependendo das circunstâncias de uma ocorrência, é responsabilizado e prejudica outras pessoas.
Quais as vantagens de ter o curso especializado em dia?
Além de sofrer as consequências da lei pela falta da capacitação, o motorista que deixa seu curso vencer, ou dirige um tipo de veículo sem ter a especialização correta, também perde muitas vantagens. Veja quais são elas a seguir!
Mais oportunidades de trabalho
Quem presta serviço a uma empresa tem a obrigação de ter o curso especializado em dia. Assim, se você se candidatar a uma boa vaga sem ele, pode perder a oportunidade por não seguir os requisitos.
O mesmo funciona com quem é autônomo. Se não tiver o curso e quiser prestar um serviço de transporte, seja de carga ou de pessoas, não será aceito pelas empresas, pois isso poderia trazer problemas a elas.
Assim, ter o curso especializado de motorista também significa aumentar a sua credibilidade profissional. Afinal, além de mostrar que você se importa em cumprir a lei, também indica a sua capacidade de conduzir bem o veículo; especialmente em uma situação inesperada.
Conformidade com a lei
Como você viu, ser pego em um acidente ou fiscalização sem o curso atualizado gera muitos problemas. Além da infração, dependendo do que ocorreu, o motorista pode ser ainda mais penalizado. Junto a isso, se estiver trabalhando para uma empresa, pode correr risco de demissão.
Assim, não vale a pena perder o prazo e deixar a formação ficar desatualizada, especialmente sendo tão simples realizar a atualização online: o motorista pode facilmente estudar o conteúdo, cumprindo a atualização antes que sua autorização vença.
Redução de custos
Ter o curso em dia também se relaciona diretamente à redução de custos. Isso porque você evita a infração gravíssima e a perda de pontos na carteira. A longo prazo, menos pontos na CNH significa não ter que fazer o curso de reciclagem ou preventivo de reciclagem, que também demandam tempo.
Além disso, a formação conta com conteúdos específicos sobre boas práticas de direção e sobre o veículo. Desse jeito, você entende como dirigir melhor, por exemplo, reduzindo o consumo de combustível.
Direção mais consciente
Como o curso aborda aspectos de direção e legislação, o motorista se torna mais consciente dos riscos de seu trabalho, bem como de seu papel ao exercê-lo. Além disso, compreende todas as consequências de se envolver em uma ocorrência. Por isso, a tendência é que agirá com mais atenção, tanto no modo como dirige quanto em relação aos outros condutores.
O curso especializado de motorista é exigido pela legislação, para quem atua com certos tipos de transporte. Assim, ele precisa estar sempre atualizado para poupar você de multas e pontos na CNH. Além disso, por ser uma formação completa e simples de realizar, ele traz outras vantagens, como a melhor compreensão da função e da carga, a redução de custos a longo prazo, e mais oportunidades de trabalho. Gostou do post? Siga a gente no Instagram e acompanhe mais conteúdos!