Índice

    Baliza: saiba o passo a passo simples para acertar

    Baliza: confira o passo a passo para acertar no teste
    Índice
      Baliza: confira o passo a passo para acertar no teste

      Se para muitos motoristas experientes já é difícil acertar a baliza, imagina para quem está sendo avaliado na primeira habilitação?

      É por esse motivo que fazer a baliza é uma das manobras mais temidas do exame de direção do Detran. De fato, esse é um momento delicado que exige muita concentração, já que uma falha pode significar a reprovação na prova.

      Soma-se a isso o fato de o candidato ter que lidar com os gastos e a pressão de ser aprovado, sem falar no medo do processo vencer e não conseguir tirar a habilitação a tempo, o que gera mais custos e toma tempo.

      Pensando em ajudar você com dicas para acertar na baliza ou a estacionar corretamente, preparamos este artigo com um passo a passo simples. Acompanhe!

      O que é baliza? 

      A palavra baliza significa, de forma prática, estacionar de ré um veículo entre outros dois carros ou entre objetos.

      Essa é uma das manobras que devem ser executadas nos exames de direção para você conquistar a sua CNH, pois a baliza faz parte do exame prático – ou exame de rua, como é conhecido.

      Assim como as demais manobras do exame de direção, a baliza deve ser feita corretamente, e será avaliada pelo examinador de trânsito.

      Por que é necessário saber fazer uma baliza?

      Nas primeiras aulas de direção, é comum que o aluno já pergunte ao instrutor da autoescola sobre a baliza.

      Além de ser uma das manobras mais solicitadas no exame prático de direção, assim como o controle de embreagem, é muito usada no dia a dia no trânsito, em especial nos grandes centros urbanos.

      Passo a passo para fazer a baliza sem errar 

      Antes de entrar na vaga, é importante que você verifique se ela não é prioritária ou exclusiva. Isso porque utilizar vagas destinadas a deficientes ou pessoas idosas é uma infração de natureza gravíssima. 

      Você também deve estar atento ao espaço da vaga. Confira se ele é suficiente para comportar o seu carro.

      Não tente encaixar o veículo a todo custo, pois isso pode acarretar acidentes, ocasionando danos a outros veículos. E quando isso acontece, é comum o congestionamento da via, o que gera grande estresse e prejudica a fluidez do trânsito.

      Dessa forma, o cenário ideal é que haja uma boa folga para que você possa manobrar com tranquilidade.

      E para fazer as manobras de forma correta, você vai precisar que os retrovisores estejam ajustados ao seu campo de visão.

      Isso deve ser feito assim que entrar no carro, mas caso ache necessário ajustar mais uma vez, faça antes de começar a manobra de baliza. Isso irá evitar acidentes. 

      Tendo isso em mente, confira o nosso passo a passo para fazer uma baliza!

      1. Alinhe os carros 

      Para que a baliza seja feita com maior precisão, é fundamental estar atento à posição inicial do carro.

      Se a manobra começar errada, com certeza você não terá sucesso ao colocar o carro na vaga.

      Logo, para começar uma baliza do jeito certo, é necessário alinhar o seu carro com o veículo da frente da vaga, igualando o seu retrovisor com o do carro já estacionado.

      2. Utilize a visão do retrovisor para entrar na vaga

      Não há segredo quando você posiciona o carro no lugar certo, pois as suas chances de executar a manobra com sucesso são muito maiores.

      Com os carros alinhados (retrovisor com retrovisor), o primeiro passo é engatar a ré e virar o volante para o lado que você quer entrar na vaga.

      Dê início ao movimento usando a marcha à ré. Vá retrocedendo devagar, a fim de controlar o movimento com calma. Fique atento ao ponto da embreagem para não deixar o carro morrer.

      Não se preocupe se tiver outros carros esperando você terminar a manobra. Os motoristas vão aguardar até que ela seja executada, e a via liberada.

      Use os retrovisores como referência para o alinhamento entre o seu carro e o veículo ao lado.

      Quando o farol direito ou esquerdo do seu carro – a depender do lado escolhido para estacionar – estiver alinhado com a traseira do veículo da frente, pise no freio.

      Com o carro parado, é hora de aplicar o truque do retrovisor: verifique se é possível enxergar o farol direito ou esquerdo do veículo de trás com o seu retrovisor. Caso positivo, você estará perto de finalizar a manobra com sucesso.

      3. Inicie a entrada na vaga

      Após verificar o retrovisor e se certificar de que o carro está na posição correta, vire o volante totalmente para o lado oposto da vaga e continue a marcha à ré.

      Agora é só manter a calma e ir aos poucos adentrando o veículo na vaga. Alinhe o volante para ajustar o carro à vaga. Mantenha sempre a atenção com a embreagem para não deixar o motor morrer. 

      Faça os ajustes necessários para que o carro esteja corretamente posicionado na vaga e com o volante na posição inicial. É importante salientar que o veículo deve estar a aproximadamente 20 centímetros do lado da calçada.

      Viu como fazer uma baliza pode ser mais simples do que você imaginava? O segredo é ficar atento aos pontos de referência e, também, manter a calma. Assim, você aumenta as chances de ter sucesso na manobra!

      Você quer tirar a primeira habilitação e busca um CFC com aulas teóricas remotas? Clique aqui e encontre uma autoescola que tenha esse serviço e esteja mais perto de você.

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *