Índice

    Alteração de Dados da CNH: veja como proceder!

    alteracao-de-dados-da-cnh-procondutor
    Índice
      alteracao-de-dados-da-cnh-procondutor

      A necessidade de alteração de dados da CNH pode ocorrer por diversos motivos.
      A exemplo da inclusão ou retirada da informação “exerce atividade remunerada”, inclusão de
      nome social e rebaixamento de categoria.
      Além disto, é comum a necessidade da alteração no documento para informar mudança de sobrenome, filiação, número de documento, entre outros.
      Se precisa fazer a alteração de dados da CNH e não tem ideia por onde começar, este artigo é para você. Confira! 

      Como solicitar alteração de dados da CNH?

      O motorista que precisa fazer a inclusão, alteração ou corrigir informações na Permissão para
      Dirigir (PPD) ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve procurar o Detran do seu Estado
      ou PoupaTempo.
      A documentação para alteração de dados na CNH varia conforme cada caso. Em todos eles,
      é preciso apresentar originais e cópias simples. Veja a seguir!

      Inclusão de atividade remunerada

      Para incluir atividade remunerada na CNH ou na PPD (Permissão para Dirigir), é necessário que o condutor faça o exame psicológico. Neste caso, a exemplo do Estado de  São Paulo, não é preciso ir ao Detran/Ciretran, isto por que a documentação deve ser apresentada na clínica, no dia do exame.

      Durante a solicitação, com cadastro via portal do DETRAN/SP, será indicado um profissional para o serviço e a taxa do exame será efetuada diretamente ao psicólogo. 


      A taxa da emissão será paga nos Bancos conveniados ou casas lotéricas.
      Após 7 dias e cumprir todo processo, no aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, já será possível o download.  Entretanto, o documento físico será recebido 18 dias após a conclusão do processo.
       

      Mudança de nome

      Alguns serviços, como a mudança de nome, entre outros, podem ser, se necessário, de forma presencial. No SITE do DETRAN, já é possível obter esta informação.
       O condutor deve apresentar o documento de identidade com o nome alterado e certidão averbada com a alteração do nome no cartório de registro civil.

      Alteração de nome ou sobrenome de casado

      É necessário que o motorista apresente documento de identidade com foto e o nome alterado e a certidão de casamento.

      Mudança do número do CPF

      Apresentação da certidão narrativa de inscrição no CPF emitida pela Receita Federal.

      Alteração da data de nascimento

      É preciso apresentar documento de identidade (Registro Geral)  com a data de nascimento alterada e a certidão de nascimento em conformidade com o documento.

      Para exclusão de sobrenome

      Apresentar Registro Geral (RG) com foto  e o nome alterado e documento de averbação judicial.

      Alterar assinatura

      Para alterar a assinatura eletrônica, o condutor também deve dirigir-se ao Detran/Ciretran responsável por sua cidade para registrar nova assinatura.

      Alterar fotografia

      O condutor deve comparecer ao Detran ou Ciretran da sua cidade para receber orientações sobre o procedimento. A fotografia não pode ser providenciada pelo motorista.

      Neste caso, de acordo com a Resolução 886/21 do Contran, as imagens da fotografia serão coletadas pelos órgãos ou entidades executivas de trânsito dos Estados e do Distrito Federal ou entidades previamente credenciadas pelo órgão máximo executivo de trânsito da União, na forma estabelecida em portaria específica.

      Desfazer o rebaixamento de categoria de CNH

      Há casos em que o próprio condutor solicita o rebaixamento da categoria da CNH. Nessas situações, o motorista deve comparecer à sede do Detran ou Ciretran da sua cidade e proceder a solicitação da volta da categoria, além de marcar o exame médico.

      No caso de desfazer o rebaixamento, também é necessário fazer o exame toxicológico. Aqueles que exercem atividade remunerada devem fazer ainda o exame psicotécnico.

      Pagamento de taxas

      Após proceder a alteração das informações no órgão competente, o motorista recebe uma DAE de alteração de dados e deve fazer o pagamento nos Bancos credenciados.

      Posterior a identificação do pagamento, a CNH será alterada e entregue pelos Correios ou poderá ser retirada no Detran ou Ciretran.

      Veja, a seguir, os valores conforme tabela do Detran de São Paulo.

      1) Avaliação Psicológica

      Deve ser paga ao psicólogo, apenas no caso de condutor que exerce atividade remunerada. O valor atualizado do DETRAN SP para 2023 é de R$ 131,90.

      2) Taxa do Detran SP de Emissão de CNH

      A taxa deve ser paga em Banco conveniado e corresponde a R$ 124,06, valor já atualizado para 2023.

      É importante ficar atento e somente pagar as taxas nos Bancos conveniados, ou seja, Bradesco, Banco do Brasil e Santander. Os boletos devem ser registrados pelo CPF do motorista.

      Após a emissão da CNH com os dados alterados, o documento será entregue pelos Correios no endereço de correspondência cadastrado no Detran do seu Estado. No Estado de São Paulo, a solicitação de alteração de CNH pode ser feita pelo site PoupaTempo.

      Por que fazer a alteração de dados da CNH?

      Os dados corretos na CNH são indispensáveis para a identificação do condutor. Quando isto não acontece, o motorista fica sujeito às penalidades da lei, isto por que o agente de trânsito pode interpretar que o condutor está sem a sua CNH ou com o documento de outra pessoa.

      No caso de atualização de endereço de cadastro da CNH e do Certificado de Registro do Veículo (CRV), a alteração deve ser feita para que o condutor possa receber notificações, atualizações, multas e outros documentos.

      Do contrário, essas correspondências serão enviadas para o endereço antigo, o que pode impedir o condutor de apresentar defesa, contestar ou recorrer de qualquer multa que venha a acontecer.

      Como vimos ao longo desta leitura, é possível fazer alteração na CNH, sendo o Detran e as suas circunscrições os responsáveis por esse processo.

      E aí, gostou deste artigo sobre alteração de dados da CNH? Que tal ficar por dentro de mais conteúdos relacionados ao trânsito? Nos acompanhe nas Redes Sociais. 

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

      Compartilhe:

      Comentários

      1. Para alteração de assinatura na CNH é necessário realizar também exame médico? Qual seria o valor a ser pago se for somente alteração?

        1. Olá Eduardo, tudo bom? Para alterar a assinatura, você deve ir ao Detran/Ciretran responsável por sua cidade para registrar nova assinatura. A Procondutor não trabalha com o Detran/Cinetran ou prefeituras, indicamos que você verifique o preço diretamente na sua cidade.

      2. Favor me tira uma dúvida …
        Eu fui fazer a minha primeira habilitação, mas não sabia que iria tirar foto para CNH no Detran .. pensei que isso faria apenas no final do por processo…
        Eu estava de lente de contato colorida e nem lembrei de retirar e nem foi me avisado pra retirar..
        Ainda estou fazendo a aula teórica e tô com medo de dá problemas futuros … como faço pra resolver isso ?

        1. Olá Ezeniel, nós recomendamos que você vá até um Detran ou Poupa tempo mais próximo e entre em contato com eles. Nós não trabalhos junto desses departamento e nada podemos fazer a respeito, apenas orientar sobre sua ida até o mais próximo.

      3. Na minha CNH consta que preciso de correção visual. Mas farei a cirurgia refrativa pra correção da visão. Não vou mais precisar usar lentes corretivas. Como faço pra alterar essa informação na CNH?
        Renovei minha CNH em maio e a validade é de 10 anos.

        1. Olá Aline, você deve apresentar o documento de identidade com o nome alterado e certidão averbada com a alteração do nome no cartório de registro civil. Procure o Detran do seu estado ou vá até uma Delegacia de Trânsito da sua cidade.

        1. Olá Cleide! – Algumas alterações como o da fotografia devem ser realizados diretamente no DETRAN do seu estado, em muitos deles você realiza um cadastro no site, depois faz um agendamento e no próprio site tem as informações dos documentos e taxas que serão necessários.

      4. Oii… Por favor me tira essa dúvida q não encontrei nos comentários. Me casei e acrescentei o sobrenome do meu cônjuge, agora me separei e voltei a usar meu sobrenome de solteira e agora consegui tirar minha CNH. Meu casamento durou menos de um ano e não deu tempo nem de fazer a atualização de meus documentos para usar o novo nome. Ou seja… Tudo está como solteira. Como fica no caso da CNH?

        1. Ola Ana Luzia! Como declarou, ocorreram alterações quanto ao seu estado civil, porém não realizou essas alterações em sua Habilitação nestes períodos, retomando a origem de solteira com os mesmos dados anteriores da Habilitação.

        1. Ola Willian!
          Você precisa ir até o DETRAN do seu estado, em alguns você irá fazer o agendamento pelo site e no próprio site terá informações de que documentos levar até o atendimento.

      5. Olá, quais documentos é necessário para alteração de sobrenome de solteira para casada? É obrigatório fazer essa mudança mesmo a CNH faltando 1 ano para vencer?

        1. Olá Lorranne! Você irá precisar estar com documentos listados no site do DETRAN do seu estado, em SP são exigidos a Carteira Nacional de Habilitação, um comprovante de endereço no nome do motorista (caso tenha havido mudança do endereço), Comprovante de pagamento da taxa do Detran, RG com o nome já alterado de casada. Deve ser efetuado agendamento pelo site antes de ir diretamente ao Detran. Assim no próprio site esclarece sobre todos esses documentos.
          Quanto a ser obrigatório é importante ressaltar que qualquer alteração em sua CNH deve ser realizada para evitar qualquer dúvida sobre a autenticidade do seu documento em caso de uma fiscalização.

      6. Eu estou tentando agendar a consulta para alterar o meu nome endereco pelo site e telefone mas sem sucesso. Como fazer esse agendamento, já fui lá no Detran e só pode fazer pelo telefone e site, o contato está desligado e o site diz pra ir no Detran.

        1. Olá Marilete, verifique quanto ao seu cadastro no site do Detran, se mesmo estando cadastrada e realizado o login, não conseguir realizar o agendamento, busque telefones alternativos do Detran ou se desloque até lá solicitando esclarecimento para a regularização quanto as alterações desejadas.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *