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    Controle de embreagem: dicas essenciais para o exame prático

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      Dirigir é um exercício de atenção constante. É preciso estar atento aos retrovisores, sinais de trânsito, movimentação de carros e pedestres. Tudo isso além da habilidade para guiar o veículo – incluindo o controle de embreagem.

      Para quem está começando a praticar a direção, todas essas informações podem causar ansiedade e medo de errar. O controle de embreagem costuma ser um dos maiores medos de quem está iniciando por ser o que controla o carro na saída em subidas e durante manobras em balizas.

      Reunimos neste conteúdo dicas essenciais para você que está se preparando para o exame prático da carteira de motorista ou mesmo para você que já tem a CNH, mas não se sente pronto para dirigir. Confira!

      O que é controle de embreagem?

      A embreagem é um componente do sistema de transmissão do veículo que permite que o motor seja conectado ou desconectado das rodas. 

      O controle de embreagem é conseguir justamente controlar o carro, a ponto de numa subida o carro não se movimentar mesmo sem utilizar freios. Ao fazer o controle de embreagem você conseguirá, por exemplo, manter o carro parado em descida com a marcha ré ou subida em primeira marcha sem usar os freios.

      Para isso você precisará fazer o controle de embreagem utilizando esse pedal com o pedal do freio e depois o pedal do acelerador. O controle é feito com dois pedais acionados para que o carro se mantenha parado.

      Para que servem as marchas?

      As marchas, em carros com transmissão  manual, são reguladas pelo câmbio com auxílio da embreagem para a troca das marchas. Em outros modelos automáticos, as trocas de marcha são feitas automaticamente.

      Na prática, as marchas possibilitam determinar em qual potência o carro andará e qual a força precisará executar para isso. Elas servem para:

      • Ajuste de velocidade: as marchas possibilitam o ajuste da velocidade: marchas menores ajudam no início do deslocamento, com mais força, pois a rotação do motor é maior. Já marchas maiores, permitem velocidades finais maiores;
      • Ajuste da força do carro: em situações em que o carro precisa de mais força, como em subidas, as marchas podem ser usadas para o ajuste da força do carro por meio das rotações e marchas menores.
      • Economizar combustível: ao usar a marcha correta, o motorista pode economizar combustível.

      Quais são as marchas básicas?

      A maioria dos carros possui 5 marchas básicas à frente e 1 marcha ré. Cada uma se encaixa em uma necessidade diferente no momento de direção e é preciso entender, além do controle de embreagem, a função de cada uma para dirigir com segurança.

      Conheça cada uma das marchas do carro abaixo:

      • Primeira marcha: utilizada para arrancar com o veículo e para subir ladeiras muito íngremes;
      • Segunda marcha: utilizada no trânsito urbano, em velocidades mais baixas;
      • Terceira marcha: utilizada em velocidades médias, nas vias arteriais (avenidas);
      • Quarta marcha: usada em velocidades mais altas, como em vias de trânsito de trânsito rápido com limite de velocidade quando não sinalizado com máxima de 80  km/h.
      • Quinta marcha: utilizada em vias de trânsito rápido para maior economia e conforto ou em rodovias com velocidade máxima permitida quando não sinalizada de até 110km/h.
      • Marcha à ré: esta marcha é utilizada para andar com o carro para trás, ou seja, dar ré.

      Como fazer o controle de embreagem?

      Agora que você já entendeu os princípios básicos da embreagem do carro, vamos ao passo a passo para fazer o controle de embreagem com segurança. 

      Lembre-se, a embreagem é fundamental em carros manuais e saber fazer o controle irá proporcionar uma direção segura não somente para você, mas para todos que estão nas ruas também.Se você não se sente confiante ao fazer o controle de embreagem, ou se está se preparando para o exame prático de direção, treinar antes de dirigir é essencial.

      1. Entre no carro e se familiarize

      Comece pelo básico. Entre no carro, sente-se no banco do motorista e regule o assento de forma a conseguir pressionar a embreagem até o final. 

      Coloque os espelhos retrovisores na posição que possibilite uma visão adequada e completa de trás, certifique-se que o carro está no ponto neutro (nenhuma marcha encaixada) e que o freio de mão está puxado.

      1. Pressione o pedal da embreagem

      Pressione a embreagem com o carro ainda desligado. Nesse momento, o motor será desconectado das rodas, e você conseguirá ligar de forma segura para depois encaixar a primeira marcha.

      1. Ligue o carro e engate a marcha

      Ligue o motor do carro com o pé pressionando a embreagem e depois, ainda pressionando a embreagem, encaixe a primeira marcha do câmbio.

      É importante lembrar-se de estar com o pé no freio antes de liberar o freio de mão para controlar a embreagem sair do lugar com o carro.

      1. Libere devagar a embreagem

      Aos poucos, vá  liberando lentamente  o pedal da embreagem até encontrar o ponto em que o veículo comece a querer se deslocar. À medida em que você vai soltando a embreagem, sentirá o momento em que as rodas se conectam com o motor novamente.

      Em alguns veículos é possível notar uma certa vibração no volante. O nome dado a isso é “ponto de fricção da embreagem”. Neste momento, você libera o pedal do freio e pode iniciar a aceleração .

      1. Acelere suavemente

      Após achar o ponto de fricção da embreagem, você deverá continuar acelerando e tirando o pé da embreagem lentamente, até liberal totalmente o pedal. 

      Com prática, esse processo de controle de embreagem é feito em segundos, mas no início tome o tempo que precisar para se sentir pronto.

      7. Mude as marchas quando necessário

      À medida em que você se desloca e ganha velocidade, será necessário trocar as marchas em alguns momentos. 

      Para isso, basta acionar novamente o pedal da embreagem com o pé esquerdo e encaixar a marcha escolhida por meio da alavanca do câmbio.

      Depois, libere gradualmente a embreagem enquanto volta a acelerar.

      8. Controle de embreagem na subida e descida

      O ideal é conhecer o ponto da embreagem do veículo que utiliza. No exame de direção, em alguns casos, o veículo em que você realizou as aulas práticas na autoescola será o mesmo que realizará a prova prática.

      Assim, você já terá um conhecimento maior do funcionamento do carro e poderá executar a subida e descida da melhor forma.

      Mantenha o carro sem movimento. Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, você provavelmente passou da meia embreagem e precisará pisar mais para o veículo ficar parado. Se estiver voltando, é porque pisou muito e precisa acionar menos o pedal.

      Dica extra: pratique bastante

      Para realizar o exame de direção, além das aulas obrigatórias do curso prático, você pode optar por aulas adicionais quando não se sentir totalmente preparado. Nessas aulas adicionais você será livre para treinar o que tem medo ou seus erros mais comuns.

      É preciso praticar bastante o controle de embreagem, tanto para realizar a prova da carteira de motorista ou para quem já possui a CNH. Se você possui um carro e já tem CNH, aproveite para treinar em locais calmos e sem trânsito o controle de embreagem.

      Quais os erros mais cometidos no exame de direção?

      O exame de direção do Detran é um momento importante que causa bastante ansiedade nos candidatos. Dentre os principais erros cometidos durante o exame, estão:

      • Liberar excessivamente a embreagem, resultando no avanço do veículo;
      • Ativar o acelerador excessivamente, fazendo o carro dar um solavanco;
      • Falhar em localizar o ponto de meia-embreagem, ocasionando a parada no funcionamento do motor do veículo, desligando-o. 

      Para evitar esses erros e ter sucesso no controle de embreagem do exame de direção, lembre-se de treinar bastante e volte neste conteúdo sempre que precisar! Se você gostou deste artigo sobre controle de embreagem e quer tirar a primeira habilitação, encontre um parceiro Procondutor perto de você!

      Escrito por Equipe Procondutor

      A Procondutor é especialista em educação digital para o trânsito e produz conteúdo para formação, capacitação, reciclagem e aprimoramento de motoristas.

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